quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Curso Introdução à Educação Digital – eProinfo MEC Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. Escola Municipal Professora Maria Eulina Santos Schenna Professora: Mariele Teixeira Pinto Escola Polo: Escola Municipal Maria Laura O MEIO AMBIENTE E AS TECNOLOGIAS Justificativa A Escola Maria Eulina Santos Schenna esta localizada no maior distrito de Ponta Grossa, portanto é uma escola rural. E exploração de talco e o plantio de pinus são as maiores fontes de economia deste distrito. Sabe-se que a araucária árvore símbolo do Paraná, já ocupou grandes áreas deste Estado, e que hoje, encontra-se em extinção.Então, se pensou em fazer uma extensão do projeto: Pinha pinheiro pinho não,pinha pinheiro pinhão sim. Projeto este desenvolvido pelo Rotary Clube. Este ano desenvolvemos este projeto visando a conscientização de nossas crianças para cuidar do meio ambiente e aproveitamos e colocamos no projeto a importância de trabalhar com um recurso pouco conhecido por nossos alunos a informática. Para nossos alunos este projeto vai ser de grande valia, uma vez que eles estão acostumados com o trabalho da terra e os recursos necessários são acessíveis a eles,e terão a oportunidade de aprender como trabalhar com o computador e outras mídias. Objetivos: Incentivar o plantio e a preservação da flora nativa do Paraná especialmente a araucária. Preservar a árvore símbolo do Paraná. Reconhecer a importância da araucária para o meio ambiente natural do Paraná. Entender que recuperar é possível. Mostrar a importância do trabalho informatizado. Aprender a pesquisar na internet. Aprender a digitar e coordenar o mouse. Divulgar em bolgs a importância da preservação da araucária. Metodologia O presente projeto esta sendo desenvolvido por todos os alunos da escola, envolvendo toda a comunidade escolar. Inicialmente foi feito uma campanha para que as crianças trouxessem caixas vazias de leite que serviriam para o plantio do pinhão. A matéria prima o pinhão foi recolhida do próprio pinheiro da escola, cada criança catou o seu pinhão para depois plantar. Depois de plantado por eles cada criança terá a responsabilidade de cuidar do seu pinheirinho durante seu desenvolvimento. Enquanto os pinheirinhos vão crescendo as crianças colocaram em teoria o que elas haviam praticado,em aulas práticas no laboratório de informática e em sala de aula,eles criaram: cartazes sobre meio ambiente frases, pesquisaram,desenharam e o principalmente aprenderam a dominar o básico da informática. Para deles é importante aprender informática e aprender preservar a araucária em nosso distrito. No final do projeto cada criança irá levar para casa o seu pinheiro para plantar num lugar definitivo. A NATUREZA A ALEGRIA DE NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES NA NOSSA ESCOLA, E É PRECISO PRESERVAR PARA QUE NO FUTURO, AS CRIANÇAS DE NOSSAS CRIANÇAS POSSAM TER A OPORTUNIDADE DE USUFLUIR DESTA OBRA CRIADA POR DEUS À NATUREZA, E QUE TODOS TENHAM O DIREITO DE TER AS INFORMAÇÃO, DE TER O ACESSO AS TECNOLOGIAS, POIS SÓ PODEMOS MUDAR O MUNDO COM AÇÕES COMO ESTA, QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO HOJE, COM UM ESTUDO DE QUALIDADE PARA TODOS EM TODOS OS LUGARES. PROFESSORA MARIELE Conclusão: Foi de grande importância incluir os alunos na aula de informática. Consegui alcançar meus objetivos que era ensinar as noções básicas de informática e aprendi e ensinei o quanto é importante preservar a mata nativa no distrito. Que se não começar-mos agora amanhã será tarde de mais. Plante uma araucária e diga sim ao pinhão e não para o pinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário