Projeto de informática
Introdução:
Como ouvimos e aprendemos à tecnologia e a informática está em todos os lugares: em nossa casa, serviços e lazer.
É de muita importância trabalhar com nossas crianças no laboratório de informática ensiná-los como manusear como mexer nas ferramentas existentes nesta máquina.
1° Etapa
As crianças e o computador
Quando comentamos em trabalhar a informática com as crianças na escola pensei que seria fácil, lidar com o computador, digitar, manusear o mouse.
Neste ano de 2011 tive uma experiência nova na Escola em que eu comecei a trabalhar.
Antes trabalhava em uma escola urbana, em que trabalhar no computador não era interessante, eles já sabiam o que e como fazer, 95% da sala tinha em sua casa um computador e já vinham para escola com noções básicas,digamos que não era um grande desafio ensina-los a trabalhar atividades de classe no laboratório de informática.
Agora este ano de 2011 iniciei meus trabalhos em uma escola de zona rural no Distrito de Itaiacoca: Escola Maria Eulina Santos Shenna. Trabalho com o grupo de crianças de 5 e 6 anos que nunca tiveram contato com o computador.Não tinham nenhuma experiência nesta área, não sabiam ligar/desligar pensavam que fosse como uma televisão para eles era uma coisa fora da realidade deles.
Um dos desafios que tive foi analisar o como trabalhar com mais de 20 crianças em cinco computadores... , a única maneira foi em quanto alguns grupos passavam para o papel o trabalho de informática os outros cinco trabalhavam na máquina.
Então iniciei meus trabalhos, pois sei o quanto é importante eles terem as noções básicas da informática e percebi o como seus olhinhos brilhavam em saber que eles iriam trabalhar com as máquinas, para eles era uma coisa diferente, interessante e que eles estavam dispostos a aprender.
Na primeira aula organizei a sala com duas mesas grandes e os cinco computadores.
Primeiro pedi para eles sentassem no chão ao redor dos computadores e expliquei que a partir daquele momento começaríamos a ter aula de informática no “laboratório de informática”.
Então tirei as capa dos computadores e comecei a mostrar as peças que compõem o computador, e a cada peça perguntavam se eles sabiam o nome e se sabiam para que servia, depois explicava para que servia e o nome de cada componente existente no computador.
Depois de ter explicado cada parte do computador, chegou à hora da parte prática.
Organizei grupos de “cinco em cinco”, enquanto um grupo de crianças trabalhava na máquina os outros ilustravam no papel as partes do computador e assim fiz rodízios com os grupos para poder trabalhar com eles, e deu certo.
Os alunos que estavam no computador estavam jogando: ”O homem batata” e foi difícil, pois eles tinham bastante dificuldade de manusear o mouse. De um em um fui explicando o como trabalhar com o mouse, que se puxasse ele rápido a flechinha na tela se mexeria rápido, era preciso delicadeza para mexer para poder montar o homem batata.
2º etapa
Entradas e saídas
Nesta aula expliquei para eles que existem entradas e saídas no computador como: som, teclado, CD, fone de ouvido, impressora e muitos outros.
Teclando e escrevendo
Depois dos alunos passarem pela experiência de coordenar o mouse em algumas atividades anteriores agora é a hora de terem o contato com o teclado.
Primeiro eles observaram, olharam e leram todas as letrinhas e números existentes no teclado, lembrando que para eles a escrita é um pouco mais difícil, pois no computador as letras não estão posicionadas como no alfabeto que eles conhecem, para escrever eles terão que ser atenciosos e observar muito bem para encontrar a letra desejada.
Nesta aula eles escreveram o nome e algumas palavrinhas, deixei livre para eles escreverem as palavrinhas que eles sabiam escrever, que lembrassem as palavras usadas na sala de aula.
Os que não estavam nas máquinas estavam fazendo a mesma atividade no papel para depois passar no computador e quem estava no computador depois faria a atividade no papel.
3º etapa
Desenhando, carimbando e escrevendo.
Nesta etapa os alunos entraram em contato com office.org. Writer onde elas puderam fazer um trabalho muito bonito.
Expliquei para cada grupo o que eles deveriam fazer e como trabalhar com este programa. Expliquei também como deveria ser feito: margem, nome e montar um trabalho que tivesse haver com meio ambiente que é o foco deste projeto além da informática.
Esta etapa do trabalho foi mais fácil, pois eles já sabiam as noções básicas da informática e usaram a criatividade para montar os trabalhos.